quinta-feira, 12 de abril de 2012

Designers Ecológicos

Mesas e cadeiras usando roupas velhas e resina


Editora Globo
O designer alemão, Tobias Juretzek juntou as camisas, calças jeans e casacos que não usava mais e resolveu ganhar dinheiro. Em seu ateliê, o alemão desenvolveu uma técnica que permite enrijecer as peças de roupas usando resina. 

Após vários testes, ele produziu mesas e cadeiras. Para suportar o peso de um adulto sem qualquer problema, cada móvel exige a compressão de seis a treze quilos de roupas. A linha sustentável foi batizada por Juretzek de “Rememberme”. 
Editora Globo

No Brasil, uma designer decidiu juntar seus amigos em torno de uma ideia: dar uma utilidade a tecidos sem uso que eles tivessem em casa para montar uma cadeira exclusiva. Até cortina da avó acabou entrando na dança. Maria Westerberg conseguiu apoio de cerca de 40 deles, que doaram algum tipo de tecido que estava encostado. O resultado acabou premiado com o primeiro lugar no Green Furniture Award 2011, que destaca os melhores móveis sustentáveis do ano.
O aluno no 4º período do curso de Design de Interiores da Unatec, Mauro José Teixeira Leite, criou um projeto inovador: móveissustentáveis em garrafas PET.
Preocupado com os objetos poluentes de difícil degradação, o estudante desenvolveu um projeto mobiliário diferenciado, útil e que opfereça conforto, versatilidade, beleza e estilo.


Um pedacinho de madeira aqui, outro pedacinho ali... Partes de peças antigas e descartadas se transformaram em uma cadeira de balanço diferente, à venda no site norte-americano Etsy.com. Um dos pontos altos do móvel é a irregularidade das formas e das cores dos pedaços de madeira que o compõem. O resultado final é diferente e ecológico. Os restos de madeira que iriam para o lixo acabam sendo reaproveitados na construção da cadeira.
Cadeira sustentável feita com pneus de bicicletas e madeira reutilizadas de móveis antigos
O criativo francês e designer de produto Oscar Lhermitte conseguiu transformar pilhas de jornais velhos e listas telefônicas que recebemos em casa em objetos úteis ao nosso dia-a-dia.
 desafio era a reciclagem de um produto usando como matéria-prima apenas o papel para projetar um mobiliário sem utilizar nenhum parafuso, cola ou solda.


Oscar projetou bancos usando como base apenas três barras de metal paralelas e papel de jornal dobrado e empilhado. Embora pareça frágil, os bancos podem aguentar várias pessoas.

Mesa feita de Revistas Recicladas





Luminária de Produtos Reutilizados



Luminária de Produtos Reutilizados

Luminária de Produtos Reutilizados

Luminária de Produtos Reutilizados

Luminária de Produtos Reutilizados